Bojan Krkic na órbita do Dragão?


É mais um dos rumores que tenho ouvido. Não tem a credibilidade da fonte que me garantiu o interesse do Porto em Luís Garcia, nem a contratação de Beto, nem sequer a venda de Lucho ao Marselha, é certo. Como é certo que corro o risco de errar, mas depois de ver a nossa imprensa atirar nomes de jogadores aos 3 grandes todos anos e depois a pontaria sair-lhes 70% das vezes (eu sei que já estou a ser bonzinho) ao lado, se errar desta vez aposto que ninguém me vai penalizar.


Assim sendo cá vai: o Bojan, jogador do Barcelona e internacional espanhol, pode vir a reforçar o Futebol Clube do Porto na próxima época. O jogador blaugrana pode ser envolvido no negócio de Bruno Alves. O Barça já assumiu o interesse no defesa central português e quer fazer baixar os 30 milhões de euros pedidos pelo Porto. Nos últimos dias, a imprensa, quer portuguesa quer espanhola, tem apontado Henrique ou Keirrison como eventuais moedas de troca. A mim contaram-me que o Porto está mais interessado em Bojan Krkic. Segundo sei, Krkic agrada muito a Jesualdo e estando os dragões no mercado à procura de um avançado, o puto maravilha do Barça encaicharia na perfeição.


O negócio é tudo menos fácil, até porque Bojan não parece estar interessado em deixar os campeões da Europa, além de que é um jogador caro e francamente não sei se o FCP estará interessado em tê-lo por empréstimo.


O que posso garantir é que, mesmo não pondo as mãos no fogo por esta informação, ela me foi dada de facto, portanto não é wishful thinking da minha parte por ver outro grande jogador em perspectiva jogar nos palcos nacionais, depois de Matías Fernandez e Ramires.


PS: uma informação mais credível, tendo em conta a fonte que me contou, é o interesse do Porto noutro jogador do Barcelona, tendo em vista a saída de Lucho para o Marselha. Mas não vou dizer quem é para manter o suspense por um lado e porque também o negócio, não sendo impossível, é muito complicado.

Read more...

Jogo Sujo

Alguns extractos do livro "Jogo Sujo" de Fernando Mendes:

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático . Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

+ «Os incentivos para correr eram sempre apresentados pelo massagista. Passado pouco tempo de estar no clube, ele aproximou-se de mim, e de outros novos jogadores (...) Disse-me claramente que aquilo que ia dar-me doping (...) Com o passar do tempo assumi os riscos e tomei doping de todas as vezes que me foi dado . (...) Nunca vi um único colega insurgir-se perante essa situação»

+ «No meu tempo, o doping era tomado de duas formas: através de injecção ou por recurso a comprimido . Podia ser antes do jogo, no intervalo, ou com a partida a decorrer, no caso daqueles que saíam do banco (...) A injecção tinha efeito imediato, enquanto os comprimidos precisavam de ser tomados cerca de uma hora antes do jogo (...) Em alguns clubes onde joguei tomei Pervitin, Centramina, Ozotine, cafeína , entre muitas outras coisas das quais nunca soube o nome. (...) Nos jogos importantes era sempre certo (...) Quando se sabia que não iria haver controlo antidoping, nunca falhava».

+ «Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do mundo no seu plantel . Um deles era um poderoso avançado no jogo aéreo. (...) Apanhei-o várias vezes no meu terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça (...) O meu segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin». + «Depois do apito final, as bolinhas eram retiradas do congelador e colocadas ao lado das outras dentro de um saco. Quando o médico ia escolher o atleta que tinha de ir ao controlo [antidoping], já sabia que não podia tirar nenhuma das bolinhas geladas [que eram as dos jogadores dopados ].»

+ «Quando jogávamos em casa, costumávamos estagiar no Hotel Alfa, em Lisboa. Numa dessas estadas, e já com Toni ao leme da equipa [do Benfica ] os três russos [ Iuran, Kulkov e Mostovoi ] tinham o esquema muito bem montado. Durante a noite, iria parar à porta do hotel uma carrinha carregada de prostitutas com o objectivo de tornar o estágio mais divertido.»

+ «Durante os estágios era fácil subir com uma mulher desconhecida para o quarto e ter uma boa noite de sexo . Podia ser uma empregada de hotel, uma hóspede ou uma amiga a quem se ligava para aparecer. Com algum cuidado, o jogador nunca era apanhado. Pelo menos, das vezes que fui à Selecção, nunca apanharam ninguém .»(relvado.aeiou.pt)

Os adeptos do Porto ligavam o presidente do Benfica as confissões de Carolina Salgado no seu livro, e que teria sido incentivada a “mentir”.
Agora as declarações de Fernando Mendes no seu livro.
Apesar de não referir nomes, penso que para bom entendedor meia palavra basta…
Foi também Vieira a incentivar tais confissões?
O que move Fernando Mendes a confessar tudo isto?
Até quando se irão ficar a rir sem que nada seja feito?

Read more...

Sporting...um novo paradigma?

Os primeiros tempos de José Eduardo Bettencourt (JEB), na linha do declarado na campanha para as eleições, mostram um Sporting mais ambicioso, apostado em contratar verdadeiros reforços em vez de explorar continuamente o filão da formação.

A contratação de Matías Fernandez, sem dúvida um excelente jogador, por um valor que o Sporting já não gastava há algum tempo, enquadra-se nesta filosofia. É uma filosofia que tem muito de toque pessoal de JEB, alguém com experiência profissional muito válida mas também com uma dose de paixão há muito arredada do clube.

A questão, obviamente, é saber se há capacidade financeira para gastar mais no futebol. Não creio que haja muita, fala-se em Caicedo mas duvido que se consiga ir buscar o jogador, pelo menos sem ser por empréstimo. De qualquer forma, para o Sporting poder ambicionar a voos mais altos não há outra hipótese, é preciso investir (de forma racional, naturalmente), não é por certo com contratações do género "regresso de Carlos Saleiro" que se ganham títulos...

Read more...

Breve: Adiós Comandante?


Pinto da Costa esteve ontem a jantar em Matosinhos com dirigentes de um clube estrangeiro para negociar a saída de Lucho Gonzalez. Uma revelação adiantada em primeira mão pelo Sector Ofensivo.

Nos últimos dias tem-se falado, nomeadamente o jornal O Jogo, da existência de contactos do Olympique de Marselha com a SAD azul e branca para a compra do internacional argentino. Lucho é uma "paixão" de Didier Deschamps, técnico do clube francês, e pode estar de saída do FC Porto.

A confirmar-se, o Porto perde aquele que foi um dos principais responsáveis pela conquista do tetracampeonato e terá de ir ao mercado procurar um sucessor à altura de Lucho.

Read more...

Saviola parte II

Ao contrário do meu companheiro de blog, acho que Saviola não será o tal flop, e também não o digo porque é o que mais me convém!
È inegável o talento do “conejo”, e que será uma peça muito importante no Benfica! A sua fase descendente aparece também quando um grande leque de jogadores acabam por ofuscar o argentino, e o talento de Saviola acaba por não seguir uma fase constante, andou de empréstimo em empréstimo, perdeu-se pela sua margem de progressão, e tudo isso o impediu de atingir outros vôos!
Certo que os grandes jogadores tem de ultrapassar isso, e é nessas alturas em que se separa os grandes talentos dos "bons jogadores".Saviola não conseguiu, não porque lhe faltasse talento, mas porque nem todos chegam longe, é apenas um talento que estagnou mas tem uma oportunidade de ouro aos 27 anos de provar todo o seu valor!
Vejamos o trajecto quando veio para a Europa e os seus companheiros de posição:

Barcelona » 2001-2002
Javier Saviola 36-17
Patrick Kluivert
Rivaldo
Marc Overmars

Barcelona » 2002-2003
Javier Saviola 36-13
Patrick Kluivert
Rivaldo
Marc Overmars

Barcelona » 2003-2004
Javier Saviola 33-14
Patrick Kluivert
Ronaldinho
Marc Overmars

Barcelona » 2004-2005
Henrik Larsson
Ludovic Giuly
Samuel Eto`o
Ronaldinho Gaucho
Monaco » 2004-2005
Javier Saviola 29-7
Ernesto Chevanton
Shabani Nonda
Emmanuel Adebayor

Barcelona » 2005-2006
Ludovic Giuly
Samuel Eto`o
Ronaldinho
Lionel Messi
Sevilla » 2005-2006
Javier Saviola 29-9
Ariza Makukula
Luis Fabiano
Frederic Kanouté

Barcelona » 2006-2007
Samuel Eto`o
Ronaldinho
Lionel Messi
Javier Saviola18-5

Real Madrid » 2007-2008
Raúl
Robinho
Ruud Van Nistelrooy
Javier Saviola 9-3

Real Madrid » 2008-2009
Raúl
Javier Saviola 8-1
Arjen Robben
Klaas-Jan Huntelaar
Ruud Van Nistelrooy

Podem me dizer que todos os anos deposito grande esperança no meu clube!
Se não acreditar eu não são os Portistas e Lagartichas que acreditam, mas o trio Aimar/Saviola/Cardozo deixa água na boca a qualquer um!

Read more...

Saviola!

Por 5 milhões, vai ser jogador do Benfica! È na minha opinão um grande negócio!
Mais tarde voltarei a escrever sobre este assunto!

Read more...

Breve: Luís Garcia na rota do Dragão se Lisandro sair

O avançado do Espanhol de Barcelona, Luís Garcia, pode vir a reforçar o FC Porto para a próxima época se Lisandro Lopez for transferido. Pelo que se sabe, o passe de Luís Garcia encontra-se avaliado em 9 milhões de euros, uma verba que os azuis e brancos tentarão baixar.

O interesse do Porto no espanhol já não é de agora, mas pode ganhar proporções maiores se for confirmada a saída de Lisandro para o Lyon. Para já o clube francês já chegou a acordo com o jogador argentino, faltando o "sim" do Porto para que transferência se concretize

Recorde-se que Garcia já chegou a fazer parte dos planos do Benfica para a época passada, mas o negócio acabou por não se concretizar. Agora é o próprio Espanhol que se mostra aberto à venda do jogador.

Read more...

O Manto Sagrado

Este será o manto sagrado para 2009/10!
Muito bem conseguida na minha opinião!
Só espero que as de venda ao público tenham as estrelas referentes aos campeonatos, uma vez que na época passada não tinham!

Read more...

Farmácia Franco e a semana do Benfica


Após uma semana tão agitada na vida do SLB, com apresentações de candidaturas e movimentos, avanços e recuos, e agora até uma providência cautelar para impugnar as eleições, gostava de partilhar convosco um excelente documento em slideshow, simbolicamente preparado - por contraponto às figuras públicas que têm aparecido nos últimos dias - por um grupo de sócios anónimos do SLB no âmbito das eleições do Clube.

O grupo da Farmácia Franco (local onde se formou em 1904 o Sport Lisboa, que viria a dar origem em 1908 ao SLB) desenvolveu o seu projecto para o Benfica, com propostas muito interessantes, mas destacaria até sobretudo a análise exaustiva e factual que fazem do universo empresarial Benfica, empresa a empresa, e também do que é hoje o futebol em Portugal e no mundo - e para onde ele tenderá a evoluir, nos planos desportivo e económico, com as oportunidades e ameaças que daí advêm para o futuro do SLB.

Mais do que um manifesto de campanha, acaba por ser um óptimo estudo para quem, como eu, pretende conhecer da melhor maneira a realidade do clube para votar em consciência no próximo dia 3. Ou mesmo para quem não é benfiquista mas simplesmente gosta de futebol.

Relativamente aos candidatos conhecidos até agora, estive a ler o Projecto Esperança Encarnada (ver aqui ) de Bruno Carvalho, em bom Português muita parra (leia-se conversa da recuperação da mística) e pouca uva (com o devido respeito), embora destaque uma proposta que muito gostei: criar um Congresso Anual de jogadores estrangeiros que representaram o clube, por forma a manter uma estreita relação com eles e potenciar a imagem internacional do SLB. Já quanto àquela ideia de fazer do Rui Costa assessor do presidente, qual Zidane em Madrid, não me agrada porquanto haverá sempre, na minha opinião, mais a mais com o peso do Rui Costa, uma sobreposição/conflito de funções com o director-geral.

Claro que depois, com promessas surreais do género despedir Jesus e ir buscar Carlos Azenha (ao que parece tem mesmo cláusula que o liberta do Setúbal se Bruno Carvalho ganhar) em caso de vitória, mais o seu inenarrável vídeo de candidatura, toda a credibilidade do director do Porto Canal se esfuma.

De LFV ainda pouco tenho a dizer; espero por propostas concretas já que de expressões vãs como "obra feita", "novo ciclo" e pedidos de tempo estou farto. Em princípio terá os meus 5 votos, porque lhe reconheço grande mérito na recuperação financeira, estrutural e de credibilidade do clube, e na luta travada sozinho (depois da saída de Dias da Cunha) contra o sistema e seus tentáculos, mas tenho ainda muitas dúvidas. Não só pelos contínuos falhanços desportivos, como pelos tiques de jogo sujo e baixeza a que não consegue fugir. Ainda hoje veio dizer que o Moniz não pagou quotas de sócio durante 31 anos. A ser verdade, claro que é grave tratando-se de alguém que quase foi candidato, mas o LFV não tinha nada que o vir dizer para a praça pública. Nota positiva para a entrada de Luiz Nazaré para a presidência da AG na lista do actual presidente.




Tivemos depois também o Movimento Benfica Vencer Vencer. Movimento pressupõe uma união e convergência de ideias, vontades e linhas de orientação, mas se olharmos para a amálgama de notáveis (Varandas Fernandes, Rui Rangel, Bagão Félix, etc.), ex-jogadores (Veloso, José Augusto, Mozer, Artur Correia) e ex-dirigentes (João Carvalho, Damásio, Gaspar Ramos, etc.)que por ali polulam a imagem que transparece é de que há mais a separá-los do que a uni-los. E não percebo como permitem que figuras negras do passado como Gaspar Ramos, Vítor Santos (Bibi para os amigos) ou Damásio apareçam, só perdem força com isso.

Quanto a José Eduardo Moniz, é o homem da semana sem dúvida. Eu nem sabia que ele era benfiquista e de repente tornou-se com fortissima probabilidade um futuro presidente do clube. Mesmo no imediato protagonizaria sem dúvida uma candidatura muito forte, mas que em princípio não chegaria, com tão pouco tempo para se preparar e dar a conhecer, para ganhar. Optou assim inteligentemente por não correr o risco de perder e se queimar, mas constituiu-se claramente como alternativa, uma bomba relógio pronta a explodir nas mãos de Vieira daqui a três anos ou até muito antes disso, se desportivamente a míngua de vitórias se prolongar. E, en passant, o homem forte da TVI aproveitou para se demarcar de um Movimento que o apoiou mas ao qual ele não se quer prender. Marcou o território e, como diria Pedro Santana Lopes, vai andar por aí.

P.S. Quique no Braga?!!

Read more...

Um tal de Carvalho

Nunca dei importância à candidatura de Bruno Carvalho, mas ontem enquanto assistia ao noticiário, eis que aparece o dito cujo! Ouvi o senhor a falar e depois de pesquisar sobre tal, cheguei a duas conclusões...

1ª Quando aqui falei que Vieira não merecia vencer por larga margem, e vejo que esses votos contra a sua continuidade, seriam a favor deste tal de Sr. Bruno Carvalho… Admito que não fui consciente! Nenhum Benfiquista o pode ser! Não digo que para outro candidato com peso e mais credível, mas nunca para um que nem 10 anos de sócio tem!

2ª Que justifica a primeira…
Sempre houve, sempre há-de haver um tontinho armado em espertalhão!

Read more...

Favalli e Pavon tinham os dentes em bom estado



Cissokho já não irá para o AC Milan para a próxima época, agora é ponto assente. O MilanLab terá detectado um problema relacionado com a dentição do jogador e cancelou a transferência.

Assim Cissokho continuará, até ver, no FC Porto e o Milan terá, também até ver, de contar com Favalli e Jankulovski para a próxima época. O clube milanês, que já não vence o scudetto desde 2004, abortou uma transferência que lhe poderia ajudar, e muito, a resolver parte dos seus problemas defensivos.

No meio disto tudo há sempre um paralelismo curioso que é possível traçar. Estávamos no verão de 2003 quando o Real Madrid de Carlos Queiroz, acabado de contratar Beckham, dispensa Hierro, abrindo um lugar na defesa. Lugar esse que supostamente seria suprido com a contratação do defesa argentino Gabriel Milito ao Saragoça. Estava tudo tratado com o clube e com o jogador, até que feitos os exames médicos, foi detectado um problema no jogador. Resultado, o Real Madrid não se fez rogado e cancelou de imediato a transferência. Os merengues não contrataram mais ninguém para o lugar e o centro da defesa ficou entregue a Helguera e a Pavon. Como toda a gente sabe foi um descalabro.

Estamos em 2009, Milito fez excelentes épocas pelo Saragoça e transferiu-se em 2007 para o Barça, onde continua. É certo que não tem sido opção, até porque também era difícil, mas nunca mostrou nenhum tipo de problema físico que o fizesse não jogar. Com isto tudo o Madrid perdeu e arrisco-me a dizer que foi este episódio que constituiu o princípio da ruína da primeira era galáctica de Florentino Perez.

A pergunta natural que se coloca neste momento é “e agora?”. Agora o Milan terá de se haver com Favalli e com um Jankulovski que já não dá para muito mais, perdendo a possibilidade de contratar se calhar um dos melhores defesas esquerdos que são vendíveis neste momento. Agora Galliani demonstra ser um homem que, à semelhança de Luís Filipe Vieira, cede com facilidade em relação às pressões dos adeptos. Isto porque a contratação de Cissokho não era bem vista pela maioria dos adeptos rossoneri que, como todos os outros, só querem nomes sonantes e quando aparece um desconhecido torcem logo o nariz.

O FC Porto ganha uma solução e dois problemas. Ganha uma solução porque Cissokho é um valor seguríssimo para lateral esquerdo, uma posição que, depois da saída de Nuno Valente, esteve sempre carenciada. Ganha dois problemas porque o facto de não arrecadar os 15 milhões de euros fará com que tenha de vender mais um jogador, provavelmente Lisandro. Nada que não tenha estado perspectivado, até porque aquilo que fugiu ao previsível foi mesmo a quase venda de Cissokho, mas o montante que daí resultaria iria funcionar como uma espécie de bónus para a SAD portista. O outro problema reside no facto do FC Porto passar agora a contar no seu plantel com cinco laterais. Ainda para mais, cinco bons laterais, a meu ver. Significa isto que um deles será emprestado ou vendido porque pode ser que o Lyon se volte a interessar pelo jogador que o Milan desperdiçou.

Read more...

Um sonho chamado Milan!


Não tenho nada contra Cissokho, simplesmente achava um negócio mau para o Milan por quem tenho grande estima. Não porque o lateral ex- Setúbal seja mau jogador porque até nem o é, mas porque não vale na minha opinião os tais 15 milhões.

Read more...

O Casillas português - parte II


Finalmente uma oportunidade é dada ao guarda-redes da selecção nacional, Beto. Quando há dias escrevi aqui um comentário sobre o então jogador do Leixões, tinha a secreta esperança de poder voltar a este assunto brevemente e assim foi. O internacional português já é jogador do Porto, assinando contrato com os dragões válido para as próximas quatro épocas desportivas.


A transferência envolveu o maior secretismo. Sim, já se tinha comentado e não é uma novidade completa, mas nos últimos dias pouco se tinha falado nisso. Aliás o site do FC Porto conseguiu apanhar de surpresa todos os diários desportivos deste país, sendo o primeiro a dar conta da transferência. Até ao momento não são conhecidos os detalhes desta transferência. É sabido que Beto tinha com o Leixões uma cláusula de rescisão de um milhão de euros, mas é para já pouco crível que os tetra campeões tenham gasto esta verba no jogador. Não me admiraria se Ventura fosse emprestado como moeda de troca, mas é apenas uma suposição.


É sempre de saudar quando os valores que actuam em clubes de menor dimensão têm a oportunidade de dar um salto qualitativo na carreira, não procurando novos horizontes em campeonatos desconhecidos, cuja única vantagem que têm é o de pagarem mais aos atletas. Agora Beto terá a concorrência de Helton na baliza. É difícil de dizer com certeza se será titular ou suplente, até porque a empatia entre o brasileiro e a massa associativa do FCP é grande. Pessoalmente prefiro o Beto, só que também não posso afirmar peremptoriamente se este conseguirá adaptar-se às exigências próprias de um clube com a grandeza do Porto, só o tempo dirá, mas até para isso é preciso que lhe seja dada uma oportunidade.

Read more...

JJ


Jorge Jesus. Curto e grosso. Na apresentação como treinador do Benfica, só espantou quem não o conhece. Superconfiante (fanfarrão, como diria o Manuel Machado), o mestre da táctica referiu vezes sem conta a vontade - mais que isso, a certeza - de vir a ser campeão na Luz e debitou estatísticas de cor sobre a história do Benfica.

É evidente que forçou um pouco a nota para tentar ultrapassar o passado sportinguista e as feridas abertas na nação encarnada pelas declarações depois do último Benfica-Braga, mas não é menos evidente que estamos perante alguém que - e isso é uma enorme vantagem face a, por exemplo, Quique Flores - conhece muito bem a grandeza e a realidade do clube. JJ sabe que no Benfica só se pode ganhar e vai dar tudo para ganhar. No SLB isso muitas vezes não chega, mas creio que na conjuntura actual melhor escolha não havia. A propósito, para os que não conhecem, partilho esta peça que resume muito bem, no meu entender, como é Jorge Jesus.
P.S. Esta semana tem também sido fértil em apresentações de candidatos e movimentos; reservarei um comentário para quando as candidaturas e, espero, as propostas, estiverem todas mais definidas
Pedro Veloso

Read more...

Jesus é o Treinador

Jorge Jesus será o treinador do Benfica, não nas duas temporadas como se diz mas naquelas que Vieira quiser.

Não é descrédito em Jesus que coloco nestas palavras, é o reconhecer que esta direcção tudo menos estabilidade tem procurado no clube, e que o Benfica têm sido na verdade um autêntico cemitério de treinadores.

Não é descrédito em Vieira. Não o acho bom presidente, mas também não acho que a oposição seja melhor. Reconheço-lhe muito trabalho, mas falta-lhe o que todos pedimos, troféus!

Quero dizer que Jesus não é de perto o que eu queria para treinar do meu clube, também que Vieira começou a não ser o presidente que todos acreditavam que fosse há alguns anos atrás, mas é nestas pessoas que temos de acreditar e apoiar, caso vença Vieira as eleições claro!

Vamos acreditar que Jesus poderá fazer um bom trabalho!
O caminho para a vitória começa em nós!

P.S- Reyes aceitou baixar o ordenado para continuar! Há que apostar em jogadores que gostem de andar de águia ao peito! E Reyes por todas as declarações que fez merece-o, e merece que a direcção faça esse esforço, até porque também ele aceita faze-lo!

Read more...

Plantel Fechado

Enquanto o Benfica pensa em pagar ou não os 700 mil euros para que Jesus seja apresentado como o 13º treinador em 9 anos, e Jesus diz já nem ter intenções de voltar a Braga, o Settore Offensivo alcançou acordo com mais um valioso reforço, em muito menos tempo que isso!

È claro que se Jesus fosse para o F.C. Porto dificilmente conseguiríamos ser mais rápidos na aquisição do Pedro, até porque parece que a malta por lá assina em 4 ou 5 minutos!
Está por isso fechado o plantel
!

Read more...

O novo Real Madrid

A semana que passou ficou indelevelmente marcada pelas transferências de Kaká e Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. Trata-se do regresso esperado da politica de Zidanes e Pavones (bem, até agora só há Zidanes...) que caracterizou a linha de Pérez e Valdano na primeira passagem de ambos pelo Real nos primeiros anos deste século . Muito já se tem falado sobre as verbas astronómicas pagas pelos jogadores, pelo que gostaria de me focar antes no plano desportivo, e fazer um exercício de imaginação sobre o que poderá ser, e como poderá jogar, o novo Real.


O novo técnico, o chileno Manuel Pellegrini, tem uma ideia de jogo, patenteada nos últimos anos no Villareal, baseada num 4-4-2, clássico ou não, com algumas semelhanças com o que a selecção espanhola habitualmente usa. Aliás, dois dos seus ex-jogadores de meio campo, Marcos Senna e Cazorla, são presenças regulares na equipa de Del Bosque. É certo que Pellegrini terá sempre, em face da qualidades dos jogadores contratados, de arranjar forma de os compatibilizar, mas creio que tentará - até por ser um técnico de ideias fixas - enquadrá-los no sistema que mencionei.


Nesse sentido, e começando pela defesa (que não é propriamente, como sabemos, o sector-alvo da filosofia do presidente), já que Casillas é intocável atrás, o Real precisará urgentemente de um central de qualidade para suprir a saída de Cannavaro para a Juventus e fazer dupla com Pepe (ou Metzelder). Tem-se falado mais de um possível ataque a Maicon, não sei se com ideias de fazer derivar Sergio Ramos para o centro. À esquerda, creio que se optará por fazer recuar Marcelo – que com Juande Ramos vinha jogando muito a ala esquerdo – para concorrer directamente com Heinze. Penso contudo que é uma posição em que o Real se deveria reforçar (Valdano já o mencionou), porque Heinze comete frequentemente erros fatais e Marcelo, na linha do típico lateral brasileiro mais habituado a fazer todo o corredor num 3-5-2, ainda ataca muito melhor do que defende.





No meio campo as incógnitas serão talvez ainda maiores. Desde logo porque, com Kaká, o técnico tenderá a abdicar do duplo pivot. Muito provavelmente, teremos uma reedição, com semelhanças óbvias, do velho Real galáctico de Del Bosque. À frente da defesa, Lass Diarra (um clone de Makelele) terá alguma supremacia teórica sobre Mamadou Diarra ou Gago, porque é mais completo do que qualquer um destes dois, ainda que por exemplo perca muito em termos físicos para o seu homónimo. Depois, Kaká fará de Zidane, e resta saber quem serão os dois alas. Um é óbvio (Cristiano, como Figo), para o outro aceitam-se apostas, que eu dispensaria se a contratação de Ribéry já estivesse confirmada. Se o francês chegar Robben vai querer sair, e o Real não se importará muito dado o registo crónico de lesões do ex-pupilo de Mourinho no Chelsea. Se Ribéry não vier, aí Pellegrini poderá escolher um 4-4-2 mais clássico (dois extremos puros) com Robben ou mais conservador com Sneijder ou Van der Vaart a derivar para um dos flancos.


Para a frente, várias dúvidas para dois lugares. Raúl obviamente não sai, mas poderá muito bem não ser primeira escolha se chegar David Villa (será titular de caras). Neste momento ainda temos Van Nistelrooy a regressar de lesão e dois jogadores que muito aprecio, Huntelaar (uma máquina de golos que deveria ser melhor aproveitada) e Higuaín. Destes três o argentino ficará de certeza, e um dos holandeses deverá sair. Provavelmente tentar-se-á combinar um avançado mais móvel com um goleador puro, mas só quando o plantel estiver definido se poderá ter mais certezas.


À partida, isto é um plantel de sonho (com Ribéry e Villa então...), embora claramente muito mais forte do meio-campo para a frente do que para trás. Como sempre, o Real começou a construir a casa pelo telhado. Mas este telhado pode ser tão mais forte do que o dos outros que chegue e sobre. Pellegrini é um excelente treinador, mas terá que conseguir resultados desde o início, até por ser muito menos consensual do que os também falados Mourinho ou Wenger. Dos clubes europeus históricos, o Benfica é o maior cemitério de treinadores desde 2000. Adivinhem quem se segue neste ranking peculiar (visualizar aqui)...aguardemos.


Pedro Veloso

Read more...

O Casillas português

Longe vão os tempos em que Vítor Baía era dono e senhor das redes do FC Porto e da selecção, e Preud’Homme defendia a baliza do Benfica. Daí para cá, o marasmo que se instalou em torno da qualidade, ou falta dela, dos guarda-redes da liga portuguesa foi evidente. Um problema que se estendeu à selecção, onde o suplício de ter de ver Ricardo a titular durou dois euros e um mundial.
Hoje, para falar só nos três grandes, no FC Porto, Helton é de uma inconstância tremenda, falhando quase sempre nos jogos chave. O Benfica hesita entre Quim e Moreira para a titularidade. Já o Sporting aposta em Rui Patrício que, à falta de melhores recursos, tenta defender a bola com os olhos.
Ao mesmo tempo, em Matosinhos, há um rapaz, que até foi dispensado do Sporting, que tem mostrado credenciais para ser titular indiscutível em qualquer um destes três clubes. Estou obviamente a falar de Beto, o guarda-redes do Leixões. Já se sabe que o futebol é um jogo colectivo, mas, no plano individual, Beto foi sem dúvida o principal responsável pela excelente época dos homens de Matosinhos.
Agora que estamos em época de defeso, há já quem diga que o seu futuro passará pelo FC Porto, coincidindo com algumas notícias veiculadas a meio da época e que davam o guardião leixonense como reforço dos dragões. Para já, ainda nada está confirmado e pessoalmente não me admiraria se o visse rumar a um campeonato como o russo e o romeno, onde os jogadores são bem pagos, mas normalmente baixam qualitativamente e acabam por se perder, não restando deles por cá, nada mais do que a nostalgia de os rever uns anos depois, numa caderneta de cromos antiga que qualquer um de nós tenha guardada.
Na selecção, Carlos Queiroz lá reconheceu o seu talento, apostando nele num jogo particular, depois de Eduardo ter provado vezes sem conta não estar à altura do lugar. Beto teve uma estreia auspiciosa, na medida do possível, pelo que se espera que tenha convencido definitivamente os responsáveis do Futebol Clube do Porto. Isto porque o Benfica, mesmo estando em busca de um guarda-redes, terá Jesus como treinador que, como é público, não morre de amores pelo agora internacional português e, no Sporting, Paulo Bento manterá a sua teimosia “scolariana” e irá, uma vez mais, apostar em Patrício para a titularidade.
Ao escrever este post veio-me à memória a final da champions de 2002. O título de melhor clube da Europa era disputado entre o Bayer Leverkusen de Lúcio, Ballack, Berbatov e Zé Roberto, e o favoritíssimo Madrid de Figo, Zidane e Raul. O Real acabou mesmo por ganhar por 2-1, mas o Leverkusen vendeu cara a derrota, lançando, mesmo nos minutos finais, uma avalanche ofensiva sobre o seu adversário. É nesta altura que César, o titular da baliza merengue, se lesiona, sendo substituído por Iker Casillas que tinha passado a época inteira a suplente. Casillas aguentou, com apenas 21 anos, a investida alemã, em 5 ou 6 minutos verdadeiramente electrizantes e que devem ter causado vários ataques cardíacos entre os adeptos espanhóis e ao invés, constituído um verdadeiro exame à paciência dos germânicos. A partir daí é o que se sabe, Casillas conquistou definitivamente a titularidade até aos dias de hoje, sendo considerado um dos melhores do mundo, para mim o melhor.
Às vezes é só de uma pequena oportunidade que se constroem grandes carreiras e Beto tem tudo para ter uma belíssima passagem pelo futebol, assim lhe seja dada a tal possibilidade. Para aqueles que dizem que é baixo, a resposta que tenho é tão simples e sucinta como isto: os homens não se medem aos palmos.

Duarte

Read more...

Breve: Cissokho no Milan

Cissokho já não é jogador do FC Porto. O jogador francês terá nas últimas horas chegado a acordo com o AC Milan para uma tranferência que renderá aos cofres azuis e brancos 15 milhões de euros líquidos. Uma verba que poderá aumentar em função dos títulos que os rossoneri conquistarem doravante.
Recorde-se que Aly Cissokho chegou em janeiro aos tetracampeões nacionais, proveniente do Vitória de Setubal, onde esteve emprestado pelo Gueugnon, num negócio que não excedeu os 300 mil euros.

Duarte

Read more...

Bunyod quê?

Grémio, Palmeiras, Brasil, Portugal, Chelsea e Bunyodkor. Este podia ser mais um daqueles exercícios de escola primária em que as criancinhas têm que descobrir qual a palavra, de entre aquelas que são apresentadas, cujo significado não tem nada a ver com as outras, estando por isso a mais. Podia, mas não é. Este é apenas e tão só parte do curriculum de Scolari, apresentado de forma pura e dura. Até aqui, neste meu texto, não há lugar para a discórdia, estes são os factos.
O técnico brasileiro que até foi campeão do mundo com o Brasil em 2002, irá treinar agora uma equipa do Uzbequistão, um país que pertenceu à ex-União Soviética e que, como tantos outros, alcançou a sua independência nos anos da Guerra Fria. Depois de uma pesquisa trabalhosa, até porque o clube em questão não tem sequer um site oficial, lá consegui obter algumas informações sobre o país e a equipa. Este ilustre desconhecido do futebol mundial já tentou contratar Samuel Eto’o e conta no seu plantel com aquele que foi uma das pedras basilares da selecção brasileira, com a qual Scolari triunfou em 2002: estou a falar de Rivaldo.
Dinheiro não lhes falta, pensarão alguns de vós. Isso não vos posso garantir, mas o facto deste clube ser propriedade de Gulnara Karimova, filha do presidente daquele país, já indicia alguma coisa. Sedeado em Tashkent, capital uzbeque, o Bunyodkor encontra-se, neste momento, no primeiro lugar do campeonato e nos quartos de final da liga dos campeões asiáticos.
São muitas as ilações que se podem tirar daqui. A primeira das quais, o facto da carreira de Scolari ter caído a pique desde que chegou ao continente europeu, onde, e sem ponta de xenofobias, são exigidas qualidades como o know-how e a competência em primeiro lugar. Na Europa ter um grupo de craques pode até dar para ir ganhando uns jogos, mas nas alturas decisivas em que as coisas estão taco a taco, como na final com a Grécia em 2004, é nos pequenos pormenores que se apuram os vencedores.
Lentamente o Filipão foi vencido pelas suas incompetências. Isso tornou-se por demais evidente no Chelsea, em que tinha de trabalhar e conviver com o plantel dia a dia e não de três em três meses, como na selecção nacional. No clube inglês as bandeiras à janela não bastariam, até porque são poucos os apartamentos londrinos habitados por “blues”. Os discursos autoritários também não cairiam no goto da imprensa inglesa e ninguém no Chelsea, muito menos Abramovich, suportaria ver um activo como Drogba sentado no banco, como aconteceu cá com Vítor Baía (este nem para o banco foi). Independentemente disto, é caso para exclamar: “olha só ao que ele chegou!”

Duarte

Read more...

Sem nada para dizer ou acrescentar

Ontem Rui Costa deu à RTPN, a segunda entrevista desde que Quique foi despedido e Vieira decidiu, em nome dos seus interesses, antecipar as eleições no Benfica.Com respostas politicamente correctas e sem acrescentar nada de novo, lá foi o "maestro" tentar explicar os fracassos da época que acaba de chegar ao fim e fazer uma antevisão daquele que vai ser o futuro próximo dos encarnados.
Não deixa de ser hilariante que membros da actual direcção do SLB façam conjecturas para um tempo em que nem sabem se estarão à frente do clube. Mas vamos partir do princípio que Vieira se mantém no poder, para que eu próprio não perca o norte ao tema do meu "post". Rui Costa, cujos dotes comunicacionais ainda não perderam os tiques de futebolista e ganharam os de experiente dirigente desportivo, lá foi ludibriado pelo experiente Carlos Daniel e acabou por confirmar indirectamente que Andújar interessa mesmo, que para manter Reyes não há dinheiro e que Katsouranis só não sairá se não houver alguém que o queira verdadeiramente.
Quanto ao futuro treinador, também nada de novo: Jorge Jesus é mesmo o senhor que se segue (ou será antes a próxima vítima?). Rui Costa não o disse por estas palavras, aliás até adiantou que há outros nomes em carteira, mas a seguir voltou a referir que, como a pré-época está próxima, já haverá novidades dentro de dias e como para bom entendedor, meia palavra basta...
A arbitragem foi outro dos temas abordados, que mesmo em pleno defeso, não deixa de estar na ordem do dia . Também aqui nada de novo, a não ser o facto do director desportivo do Benfica se mostrar tremendamente surpreendido com os castigos de que foi alvo pela CD da Liga, depois das recorrentes incursões pelos túneis e balneários da equipa de arbitragem e que se revelaram mais produtivas do que os discursos inflamados de certos treinadores nas flash interviews.
Em suma, e como já referi, não vi nem ouvi mais nada que não tivesse já sido dito. Não percebi, e continuo sem perceber, a pertinência da entrevista. Interessante sim, será ver o desempenho de Luís Filipe Vieira no próximo Trio d'Ataque. A ver vamos se António Pedro Vasconcelos mantém a posição crítica que tem tido nas últimas semanas em relação ao presidente do seu clube. Curioso será também ver se Vieira cai novamente nos ridículos ataques ao FC Porto como forma de camuflar as suas indisfarçáveis incompetências e, se assim for, não deixará de ser entusiasmante ver um confronto entre o presidente do SLBenfica e Rui Moreira.

Duarte

Read more...

Começa a palhaçada!

"...O Sporting de Braga poderá avançar com uma queixa na Liga contra o Benfica caso os encarnados não concretizem o interesse em Jorge Jesus e apresentem uma proposta pelo técnico que orientou os minhotos na temporada passada..." (Jornal A Bola)


NÚMERO DEZ

Read more...

Enfim no Real Madrid

Chegou ao fim uma novela que, não fosse Florentino Pérez, se arriscava a ser maior que o Anjo Selvagem. Cristiano Ronaldo é jogador do Madrid e concretiza um dos sonhos que lhe faltava.
O Real Madrid prepara-se assim para construir, de uma só assentada, uma nova era galáctica com Kaká, Ronaldo e, quem sabe, com David Villa e Ribery, num futuro muito próximo. Só nestes dois primeiros senhores os merengues gastaram qualquer coisa como 150 milhões de euros, muito dinheiro que terá de se transformar não apenas em receitas de marketing e bilheteira, mas em troféus condizentes com as ambições do maior clube da capital espanhola.
Hoje, enquanto lia alguns dos milhares de comentários de “aficionados”, no jornal Marca, houve um que me chamou a atenção. Era escrito por um adepto do Real que esperava ver em Kaká um novo Zidane, em C.Ronaldo a segunda versão de Beckham e, no futuro, em Messi um Figo disfarçado. No fundo, sintetizava a ideia de Pérez, mas não me acredito minimamente no último desejo expresso por este adepto. Não porque acredite no amor eterno de Messi ao Barcelona, mas porque Laporta já demonstrou ser um homem inteligente e astuto, devendo já ter encontrado um antídoto para que um caso-Figo não tenha a sua reedição.
Certo é que Ronaldo trocou Old Trafford pelo Bernabéu, se foi ou não uma decisão acertada, só o futuro dirá, mas que a silly season está animada, lá isso está.


Duarte

Read more...

Reforço a caminho!

O Settore lançou o convite... e terá a qualquer momento a participação de um novo escriba!
Os valores envolvidos nesta operação não foram revelados!
O reforço é de peso e dará certamente nova vida a este blog! Falta apenas saber a que zona do terreno pretende jogar, deixando isso ao seu critério!
Bem vindo Duarte!


NÚMERO DEZ

Read more...

Campeões de Iniciados!

20 Anos depois o Benfica sagrou-se Campeão de Iniciados!
O Seixal começa a fazer resultados!

Numa sondagem do jornal Record Veiga vem a frente de Vieira para a presidência do Benfica numa lista que é liderada por Rui Costa! Preocupante José Veiga ter mais votos seria se não fosse no Jornal Record!


NÚMERO DEZ

Read more...

Eleições no dia 3 de Julho

O previsto confirmou-se e o Benfica vai a eleições em menos de um mês.

Já fui mais a favor de Vieira na presidência, acho que o homem fez muita coisa mas pecou pela falta de resultados, e na estabilidade de uma equipa/treinador, por consequentes resultados!

O previsto também será a sua vitória! Felizmente ou infelizmente não creio que haja concorrência á altura e alguém com credibilidade necessária para arrancar 50% dos votos.

Assim sendo, continuo com o nosso Presidente, mas acho que uma vitória não tão folgada como a última lhe faria bem.

P.S- E agora anuncia-se Jesus ou espera-se até final das eleições?
Jesus é o treinador de Vieira, mas será correcto assinar antes do resultado das eleições?


NÚMERO DEZ

Read more...

A rescisão de Quique

Não acredito que tenha sido barata;
Não acredito que nos tenha sido benéfica;
Não acredito que seja este o rumo certo que o meu clube tenha que levar;
Não acredito que Jesus seja o indicado;
Acredito que ainda que faça um bom trabalho se não for campeão será despedido, e a estabilidade tarda em aparecer!


NÚMERO DEZ

Read more...

O Regresso....

Já há muito tempo que aqui não escrevia! O tempo não é muito, a podridão do futebol, e o facto de ser o único a escrever neste blog, acabou por me saturar um pouco.
Vou tentar desta vez dar outro rumo ao "Settore". Passa esse rumo por que quiser fazer parte deste "projecto", deixar na caixa de comentários o seu interesse.

NÚMERO DEZ

Read more...